Afinal, para que servem as aulas de inglês in-company em Ponta Grossa – PR?

Ponta Grossa teve um grande desenvolvimento comercial e industrial nos últimos anos. Com isso, várias empresas internacionais se instalaram em Ponta Grossa. E como o inglês é a língua mundial dos negócios, muitos funcionários que trabalham nessas empresas internacionais em Ponta Grossa são desafiados diariamente a entender e falar inglês em diversas situações.

Nem sempre é possível fazer o casamento entre fluência em inglês e habilidade técnica para a função. Existem ocasiões em que o funcionário pode ser excelente em inglês mas não tem expertise para o trabalho técnico a ser realizado, e em outras situações o funcionário é altamente qualificado para exercer a função, mas tem pouca habilidade para falar inglês. É nesse meio que entram as aulas de inglês in-company.

As aulas de inglês in-company em Ponta Grossa podem ser realizadas na própria empresa. Nesse caso, o professor de inglês se desloca até a empresa no melhor dia e horário para os funcionários e ensina classes de inglês no local. Em outras situações, a empresa paga para o funcionário ter aulas de conversação em inglês em escolas de idiomas de Ponta Grossa. Nesse caso, em geral, o estudante paga pelas aulas e a empresa reembolsa os valores pagos.

Mas por que existe essa necessidade de aulas de inglês in-company em Ponta Grossa? Explico. Quando um novo funcionário preenche uma ficha de seleção ele coloca lá o seu nível de inglês, que pode ser básico, intermediário ou avançado. Mas o que ele sabe sobre o seu próprio nível de inglês? Ele sabe o que lhe é explicado, o que está no certificado de conclusão do curso de inglês. Mas a coisa começa a ficar feia quando os e-mails em inglês chegam, quando o telefone toca e alguém falando em inglês do outro lado precisa de alguma coisa. O funcionário gela, congela, empalidece e não consegue dar encaminhamento para a demanda. É nesse momento que a administração da empresa chega à conclusão de que um reforço em inglês é algo necessário para seus funcionários. Eles precisam desenvolver fluência em inglês, eles precisam saber conversar em inglês, eles precisam ouvir e entender tudo em inglês e precisam saber responder.

Em Ponta Grossa e região existem, provavelmente, centenas de empresas com conexões internacionais e várias delas são essencialmente internacionais. Com pouco esforço de memória, posso citar rapidamente algumas empresas com alma 100% internacional localizadas em Ponta Grossa. Veja:

BO Packaging

Cargill

Continental – ContiTech

Crown

DAF Caminhões

Heineken

Louis Dreyfus Company

LP Building Products

Makita

Masisa

Omya

Tetra Pak

Nas empresas que acabo de citar acima, o conhecimento de inglês sempre será um requerimento e para determinadas funções a fluência total em inglês poderá ser mesmo obrigatória. Já tive alunos que eram funcionários da Omya em Ponta Grossa. A Omya é uma empresa que incentiva e patrocina a fluência em inglês de seus funcionários.

Em outra ocasião eu estava na BO Packaging e encontrei mecânicos norte-americanos consertando as máquinas fundamentais para a sua produção. Eles precisavam conversar em inglês com administradores e gerentes de produção o tempo todo a fim de exterminar o problema que impedia o fluxo normal de produção.

Existe ainda um outro fator que faz com que as aulas de inglês in-company sejam necessárias nas empresas. Muitas empresas possuem uma cultura de promover de baixo para cima, ou seja, eles não contratam pessoas de fora para colocar em posições de gerência. Eu trabalhei na Rede Globo, em São Paulo, e lá eles praticavam essa cultura. Os gerentes administrativos em várias áreas da empresa eram todos funcionários antigos e haviam sido até mesmo office-boys da empresa – na verdade esse cargo lá na Rede Globo se chamava “Contínuo” – aquele menino que faz trabalhos rotineiros no escritório, vai ao banco e leva um monte de documentos de lá para cá entre várias áreas da empresa.

Esse fator da promoção interna que eu acabei de explicar, faz com que funcionários sem fluência em inglês cheguem até níveis de gerência. Essas pessoas possuem conhecimento técnico e operacional incomparáveis e nenhum jovem gerente recém formado na universidade seria capaz de desempenhar tal papel com tamanha destreza.

Quando esse funcionário de carreira chega a certos níveis de gerência e até mesmo presidência, a utilização do inglês se torna uma rotina. Reuniões em inglês, palestras em inglês, viagens internacionais, telefonemas e e-mails em inglês, vídeo conferências em inglês, entre diversas outras atividades de contato internacional. É nesse momento que as aulas de inglês in-company se tornam fundamentais.

Tenho um amigo brasileiro que cresceu muito na direção de grandes empresas nos Estados Unidos, ele passou de gerência a vice-presidência, até chegar a ser presidente da corporação. Isso não teria sido possível se ele não tivesse se esforçado para se tornar fluente em inglês.

Espero ter esclarecido sobre a importância da fluência em inglês nas empresas. Acredito que a exigência de fluência em inglês nas empresas de Ponta Grossa só vai aumentar nos próximos anos. Diversas outras empresas internacionais ainda irão se instalar em Ponta Grossa e funcionários que saibam compreender, ler e escrever em inglês sempre serão absolutamente necessários nessas empresas.

Professor particular de inglês com formação e experiência profissional nos Estados Unidos. Aulas de inglês com foco em conversação desde a primeira aula. Aulas de inglês presenciais em Ponta Grossa – PR e aulas de inglês online via Skype. Solicite uma aula demonstrativa grátis! Contato
Aulas de Inglês In-Company em Ponta Grossa – PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *