Afinal, o que é curso de imersão em inglês?

A imersão é uma ação ou efeito de imergir(-se); ato ou resultado do processo de mergulhar (alguma coisa) em um líquido; submersão. Essa é a definição da palavra imersão. Portanto, o curso de imersão em inglês é exatamente isso, o processo de mergulhar o aluno no aprendizado e conversação em inglês de forma permanente por um certo período de tempo. Esse período pode variar de alguns dias a algumas horas, um fim de semana, um feriado, nas férias escolares, em férias de fim de ano, pode ser em sala de aula na escola de inglês, em uma chácara ou hotel fazenda e até mesmo em uma ilha! Em resumo, a ideia é simular um ambiente totalmente internacional dentro do Brasil longe de toda e qualquer distração.

Se você tem interesse em cursos de imersão em inglês existem 4 opções que providenciam resultados positivos:

1 – Fazer curso de imersão em inglês em escolas no Brasil.

Para isso basta você encontrar alguma escola de inglês perto de sua casa que ofereça essa modalidade. Basicamente o que acontece nos cursos de imersão em inglês é que o aluno só se comunica em inglês durante as aulas. A ninguém é permitido falar qualquer outro idioma a não ser o inglês. O professor explica tudo em inglês, o aluno pergunta tudo em inglês e se comunica com outros colegas somente em inglês, sendo totalmente proibido utilizar outro idioma durante o período de imersão.

Em alguns casos o programa de imersão em inglês é como um internato, um retiro, um acampamento. Na hora do café da manhã fala-se inglês, na hora do almoço fala-se inglês, na televisão do saguão estão no ar canais de TV em inglês e em momentos de lazer serão exibidos filmes em inglês sem legendas. Durante todo o tempo só é permitido falar em inglês. Isso vai forçar o aluno a pensar em inglês, vai soltar a língua, vai quebrar a cabeça e vai aprender bastante.

2 – Fazer curso de imersão em inglês em escolas no exterior.

Se o lado financeiro não é um problema para você, fazer um curso de inglês no exterior é uma ótima opção. Existem muitas escolas de inglês para estrangeiros nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. É interessante notar que algumas escolas oferecem cursos de inglês para estrangeiros com a opção de se morar com uma família americana durante os estudos, para que o aluno tenha a experiência de falar inglês todo dia. A imersão em inglês se dá simplesmente pelo fato de o estudante estar inserido na cultura e estar se relacionando com pessoas que falam somente inglês. No geral as classes de inglês na escola serão matérias convencionais de gramática em diversos níveis. Não existe nada de fantástico ou super especial no programa! No entanto, preciso fazer uma ressalva importante: Certas escolas de idiomas no exterior possuem muitos alunos brasileiros e latinos. É muito comum fazermos amizades e nos relacionarmos com essas pessoas, isso pode ser legal e divertido mas é muito perigoso, pois vai destruir o seu processo de imersão em inglês. Você estará falando em português ou espanhol (ou mesmo portunhol…) e o seu investimento será perdido. O ideal seria estudar em algum lugar onde a influência brasileira ou latina seja muito pouca ou inexistente. Você pode ter certeza sobre isso perguntando para a escola que você deseja estudar qual é a nacionalidade da maioria dos alunos. Apenas um exemplo: Seria muito mais interessante estudar inglês em uma cidadezinha lá no Alaska ou Montana onde só existem americanos do que estudar em Los Angeles ou Nova York onde existem milhares de brasileiros e outros latinos. Não é questão de ser chato ou de menosprezar outros brasileiros ou latinos, é questão de você fazer valer o seu sacrifício e dinheiro e aprender a falar inglês de uma vez por todas. Portanto, não tenha medo de sofrer e viver em um ambiente 100% americanizado. Pode ser um pouco difícil no começo, você vai ficar frustrado, vai quebrar a cabeça e não vai entender nada, mas garanto que vai valer muito a pena!

3 – Fazer cursos profissionalizantes ou educacionais no exterior.

Uma outra forma de imersão em inglês muito simples e eficiente, porém não muito utilizada, são os cursos profissionalizantes e educacionais. Para isso você precisa ter um conhecimento intermediário ou avançado do inglês. O objetivo aqui seria deslanchar a conversação em inglês. Você pode fazer um curso de fotografia, maquiagem, artes, cozinha, moda, cabelo, indústria, etc. Existem milhares de tipos de cursos rápidos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos, alguns inclusive são cursos em época de férias para ocupar o tempo. O preços são variáveis, alguns sendo extremamente caros, cuidado com isso! Existem até cursos grátis para a comunidade. Esse cursos são em geral oferecidos por instituições de treinamento sem qualquer requerimento de educação anterior ou proficiência em inglês. É importante observar que os cursos de formação universitária geralmente irão requerer pontuação específica no TOEFL para ser aceito, visto de estudante e diversas outras formalidades. Estou falando aqui de cursos rápidos de aperfeiçoamento que duram em média alguns dias e no máximo algumas semanas. Esse tipo de treinamento, além de ser extremamente enriquecedor pessoalmente, será um método mais do que excelente para imersão em inglês. Mas isso exige desdobramento e independência da sua parte, organizar o plano de viagem, reservar hotel, garantir moradia temporária, acertar detalhes com a administração do curso, etc. Para quem gosta de desafios, aventuras e coisas novas essa é uma das melhores opções de imersão em inglês.

4 – Aulas de conversação em inglês online via Skype.

Embora as pessoas não imaginem que isso seja uma forma de curso de imersão em inglês, aulas de conversação em inglês via Skype são uma forma muito eficiente de imersão em inglês. É um método barato, não precisa viajar, não precisa sair de casa nem do seu escritório, você estuda quando puder no melhor horário para você. Porém, para que as aulas de conversação em inglês via Skype atuem como uma forma de imersão em inglês o professor precisa falar inglês o tempo inteiro, o aluno deve fazer perguntas somente em inglês e o professor responde somente em inglês. Se você pretende se tornar 100% fluente em inglês, não tem muito tempo e não quer gastar muito dinheiro, recomendo que selecione um professor de conversação em inglês com o qual você se identifique e se sinta muito à vontade. Encontre um professor com conhecimento técnico em inglês, vivência no exterior, paciência e um verdadeiro interesse em seu progresso e desenvolvimento. Na verdade, acredito que ter um professor de conversação em inglês só para você acaba sendo muito melhor e mais efetivo para o seu aperfeiçoamento do que estudar em uma classe de imersão em inglês com dezenas de outros alunos, sem receber atendimento individualizado de acordo com as suas necessidades e deficiências no inglês.

Curso de Imersão em Inglês: 4 Opções Para Deslanchar a Conversação em Inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *