Existem milhares de escolas de inglês espalhadas pelo Brasil. Em qualquer cidade, por mais pequena que seja, você encontrará uma escola ou um professor de inglês. Existem muitos métodos diferentes para aprender inglês e cada um diz ser melhor ou mais eficiente que o outro. Nesse artigo vou explicar as diferenças básicas que existem entre cursos e aulas de inglês para que você possa escolher com sabedoria a melhor opção.

Classe de Inglês – Com Ênfase em Gramática

O que é uma classe de inglês afinal? Cito como exemplo a minha classe em uma escola de inglês cujo método não era focado em conversação. Nessa classe eu tinha 10 alunos em uma sala de aula e todas as aulas eram centralizadas no ensino de gramática. As minhas aulas eram ministradas em inglês, mas outros colegas professores que não tinham fluência na conversação em inglês explicavam tudo em português. Os alunos se comunicam em português durante a aula, fazem perguntas em português e o professor responde em português apenas explicando os termos estudados em inglês. Esse é o método mais demorado para se aprender a conversar em inglês e o objetivo da escola era realmente que os alunos ficassem matriculados por muitos anos para no final ganhar um diploma de conclusão do curso. Esse tipo de classe de inglês é aquele que você aprende, aprende, aprende e quando toca o telefone e você percebe que a pessoa do outro lado está falando inglês você fica desesperado e não consegue conversar com a pessoa. Esse tipo de classe tem suas utilidades, auxilia no entendimento da gramática e aumenta a capacidade da leitura em inglês, porém não auxilia muito para que você desenvolva uma conversação em inglês. A maioria das escolas de inglês oferecem esse tipo de classe para quem deseja iniciar seus estudos de inglês.

Classe de Inglês – Com Ênfase em Conversação

Em outra escola de inglês cujo método era o de conversação em inglês eu tinha uma classe com 10 alunos também. Nessa escola de inglês tudo era planejado para realmente forçar o aluno a conversar em inglês. Não tinha aula de gramática e nós não explicávamos absolutamente nada sobre regras gramaticais. O objetivo de cada aula era o de incentivar cada aluno a falar inglês. Esse tipo de classe é legal, eu fazia perguntas para cada aluno, mas como havia muitos alunos demorava bastante para que cada aluno tivesse a sua oportunidade de responder e participar. A maior parte do tempo o aluno estava apenas ouvindo o que os outros estavam falando. É claro que isso ajuda no listening mas ainda não é o suficiente para tornar-se proficiente na conversação em inglês.

Aula de Inglês VIP

Uma outra oferta existente no mercado é a aula de inglês VIP. VIP significa que a aula será somente para você. V.I.P. = Very Important Person. A aula de inglês VIP pode ser em sua casa, na escola de inglês ou mesmo em seu trabalho. O professor de inglês dá atenção especial para você de acordo com as suas necessidades. A aula de inglês VIP pode ser centralizada em ensino de gramática ou pode ser conversação em inglês. Tudo depende da sua necessidade e você precisa escolher bem o seu professor para que ele realmente possa entregar aquilo que você deseja receber.

Conversação em Inglês em Grupos Pequenos

Um outro sistema de aprendizado é a conversação em inglês em grupos pequenos. Quando os grupos são grandes a atenção ao aluno é dividida e ele acaba perdendo muito com isso. Um professor de conversação em inglês consciente geralmente vai preferir ensinar duas ou no máximo três pessoas. Mais do que isso faz com que se perca muito a eficiência do aprendizado. Geralmente o aluno faz essa opção simplesmente para dividir o valor da hora aula e assim fica mais econômico. Se você está está realmente disposto a investir em seu progresso na conversação em inglês e o lado financeiro não é uma preocupação para você, então as aulas de conversação em inglês individuais seriam definitivamente a melhor opção.

Conversação em Inglês Individual

Essa é a minha opção favorita. A conversação em inglês individual é o método que permite ao aluno desenvolver sua conversação em inglês de forma eficiente e rápida. Na conversação em inglês individual toda a comunicação é feita em inglês, a atenção é exclusiva para o aluno. Cada aluno tem suas deficiências específicas no aprendizado de inglês e por isso todos os outros métodos de ensino em classe ou em grupo acabam falhando, pois o professor de inglês não tem tempo para tratar essas deficiências individuais diante de todos os alunos, ele tem que seguir em frente e continuar o curso. No sistema de classe, se você aprendeu, ótimo. Se não aprendeu, vamos em frente assim mesmo. Isso não é bom, na verdade é uma grande perda de tempo e dinheiro para o aluno. Em minhas aulas de conversação em inglês tenho liberdade para trabalhar com as fraquezas dos meus alunos e posso tornar essas fraquezas em pontos fortes. Nas aulas individuais de conversação em inglês o aluno é como um diamante que está sendo lapidado. Atenção específica pode ser dada em cada detalhe que necessita melhoria. Ao escolher um professor para receber aulas de conversação em inglês você deve se assegurar que ele possui certas características fundamentais como paciência, interesse genuíno em seu desenvolvimento, conhecimento técnico e vivência no exterior.

Conclusão

Todos os métodos de aprendizado de inglês tem sua utilidade. Alguns são mais efetivos do que outros. É óbvio que estudar alguma coisa é sempre melhor do que não estudar nada. Portanto, avalie bem as suas necessidades e escolha o melhor o tipo de curso que atenda ao seu objetivo.

O domínio Conversation.com.br pode ser usado por escolas de inglês e professores particulares de inglês. Para adquirir este domínio, clique aqui.
Diferenças Entre Classe de Inglês, Aula de Inglês VIP, Conversação em Grupo e Conversação Individual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *