Classe Normal de Inglês

A classe regular de inglês em geral é realizada com o estudo de livros de gramática em diversos níveis. O professor de inglês pode ensinar essa classe falando em inglês ou em português. Alguns professores acham que é muito duro chegar falando em inglês para pessoas que ainda não entendem muito bem, outros professores já acham que o envolvimento com o inglês de forma permanente desde o início acelera o aprendizado.

Em uma classe normal de inglês, como encontramos no ensino fundamental e médio e em várias escolas de inglês, o professor fala muito e explica coisas o tempo inteiro, enquanto os alunos ouvem muito e prestam muita atenção. Bem, isso vale para alunos adultos que têm um objetivo bem claro em relação ao que querem. Em classes de jovens eles podem cochilar, boiar, escrever poemas, recadinhos, fazer desenhos na apostila e um monte de outras coisas esperando dar o sinal para ir lá na cantina e comprar uma coxinha, tomar uma Coca, pegar umas balas e depois ir embora para casa. Não estou brincando, eu tinha uma classe assim! O estudo sistemático de gramática é um tanto cansativo e o professor precisa ser muito criativo para manter o interesse de alunos adolescentes.

Aula de Conversação em Inglês

Totalmente ao contrário da aula de inglês convencional, temos a aula de conversação em inglês. Na aula de conversação em inglês o aluno precisa participar muito, precisa pensar muito e vai estar envolvido ativamente durante todo o tempo de aula. Na verdade o tempo voa, e quando você menos espera já está na hora de ir na cantina comprar uma coxinha, tomar uma Coca, pegar umas balas e você quer voltar correndo para a aula para treinar um pouco mais. Aviso: depois que você começa a perceber que consegue se comunicar em inglês, você começa a ficar viciado nisso e não quer parar mais e vai querer sempre iniciar uma conversação com alguém que fala inglês!

Nas aulas de conversação em inglês o objetivo principal é estimular o estudante a se soltar e começar a conversar em inglês com confiança. Em geral esse estudante já estudou muito inglês, saber ler e endente muita coisa, mas na hora de conversar em inglês não consegue colocar as palavras no lugar certo.

Nas aulas de conversação em inglês o estudo de regras gramaticais e detalhes mais aprofundados do idioma não são muito enfatizados, na verdade o que ocorre é um processo simples de aprendizado que aconteceria se você estivesse conversando com um americano lá nos Estados Unidos, por exemplo.

Se você estiver em solo americano falando com outras pessoas, o processo de aprendizado vai ocorrer de forma muito sutil, porque o cidadão comum não é um professor de gramática, na verdade acredito que 99% das pessoas com quem você iria conversar se estivesse nos Estados Unidos não é um professor de inglês, nem muito menos um fanático por regras gramaticais, que vai saber explicar tudo tim tim por tim tim. Como o aprendizado acontece então? Veja como você será corrigido por pessoas comuns:

Isso que você falou está certo…
Isso que você está tentando dizer está errado…
Isso que você falou está OK, mas a maneira mais aceita é esta…
Isso que você falou está errado e a maneira correta é esta…
Nós não falamos assim, nós falamos isso assim…
A maneira mais comum de se falar isso é assim…
Não é assim que se fala isso…

E você estará fazendo perguntas o tempo todo. Por exemplo: How can I say this? How can say that? What is the right way to say this? What is the right way to say that? Is this right? Is this wrong? What’s the best way to say this? What’s the best way to say that? And so on…

Note que aos poucos, através de repetição, você vai decorando as formas corretas de se expressar. Na aula de conversação em inglês nós procuramos trazer esse formato cotidiano de correção para o ambiente de aula, onde o foco é identificar o erro de forma sutil e forçar a memorização do certo através da repetição. E tudo isso deve acontecer sem estresse, sem passar nervoso, sem pressão. É preciso criar um ambiente agradável, divertido e sadio. Aprender com alegria e satisfação estimula e acelera o aprendizado.

Para que esse processo de aprendizado aconteça, o professor de inglês precisa ter um conhecimento muito amplo de inglês, o que inclui vivência no exterior de preferência, ou ele poderá ter dificuldades em determinar realmente quais são as maneiras mais aceitas ou menos aceitas para falar certas coisas. Então o aluno vai aprendendo as formas corretas de se expressar e com a repetição ele começa a decorar de forma natural esses formatos, que ficarão armazenados de forma permanente em sua memória.

O domínio Conversation.com.br pode ser usado por escolas de inglês e professores particulares de inglês. Para adquirir este domínio, clique aqui.
Diferenças Fundamentais Entre Aula de Conversação em Inglês e Classe de Inglês Normal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *