No artigo 20 Métodos Para Aprender Inglês listei métodos populares existentes na atualidade para aprender inglês. Eu listei apenas 20 métodos, mas devem existir centenas de métodos. Cada método diz ser melhor ou mais eficiente que o outro. Mas se existem tantos métodos, qual será realmente o melhor? Todos os métodos funcionam igual para cada aluno? One size fits all?

Eu sempre gostei muito de idiomas. Estudei inglês, espanhol e italiano. Para aprender espanhol eu ouvia programas de rádio em espanhol. Eu gostava de um programa em espanhol em que o apresentador fazia a leitura da Bíblia, e eu com a minha bíblia Reina Valera acompanhava a leitura em espanhol. Como era bom!

Um dia fui parar em Asunción no Paraguay. E de lá decidi ir para o Chile. Em Ciudad Del Este todo mundo fala português, mas em Asunción todo mundo fala espanhol! Cheguei no guichê e disse que queria ir para Santiago de Chile. O atendente disse: “Los buses para Chile salen los lunes, los miércoles y los viernes, a las diez de la mañana.” Não entendi nada e falei para o atendente: “Vou ali e já volto.”

Peguei um caneta e escrevi os dias da semana: Lunes, martes, miércoles, jueves, viernes. Entendi! O ônibus para o Chile partia na segunda, quarta e sexta às 10 da manhã. Eu tinha acabado de perder o ônibus, era quarta-feira à tarde.

Voltei lá e pedi: “Yo quiero un pasaje para Santiago de Chile, el viernes a las diez de la mañana. Bueno, muchas gracias!” Fiquei em um hotelzinho na frente da rodoviária de Asunción na quarta e na quinta e peguei o ônibus para o Chile sexta de manhã. Enquanto isso aproveitei para conhecer Asunción e conversei com pessoas nas ruas e nas praças, foi muito divertido!

Mas o que eu quero dizer com essa história? Existe um método para aprender inglês que nenhuma escola ou professor de inglês possui. Esse método chama-se: A Vontade do Aluno. Quando você tem desejo, você vai aprender e você vai acabar criando o seu próprio método, que só você entende, e esse método funciona muito bem para você. Eu aprendi inglês, espanhol e italiano usando o meu próprio método.

Se você quer criar o seu próprio método para aprender inglês, ou qualquer outro idioma, vou passar agora algumas dicas. Imagine uma motocicleta, ela tem um quadro e nesse quadro você vai adicionando vários acessórios, o motor, as rodas, os bancos, os faróis, etc. Esse quadro é a base de tudo, sem ele não existe motocicleta, as peças não vão parar em lugar nenhum e você não vai chegar a lugar algum segurando um monte de peças na mão.

Se você tem vontade de aprender inglês e quer ser realmente fluente, então existem algumas coisas bem simples que você precisa fazer. Vou tentar ser o mais simples e direto possível, afinal estamos falando aqui daquele quadro da motocicleta. Ele é a base, ele está purinho, ele não tem nada, mas ele é muito importante. Sem ele não existe motocicleta. Vamos lá então.

Se você trabalha em uma empresa internacional, você terá que conversar e escrever corretamente em inglês. Muito bem, conversar em inglês, escrever em inglês.

1 – Conversar em Inglês

Para conversar em inglês você precisa ver e ouvir muitas pessoas falando em inglês. Você pode fazer isso facilmente através da internet. Para se tornar fluente na conversação em inglês você deverá buscar oportunidades para conversar em inglês. Um professor de conversação em inglês que tenha grande conhecimento do idioma e da cultura poderá ajudar muito. Eu já ajudei muitas pessoas que estudaram muito mas que não conseguiam conversar em inglês. Depois de uma temporada tendo aulas comigo conseguiram voar com suas próprias asas.

2 – Escrever bem em inglês

Para escrever bem e corretamente em inglês você precisa estudar montes de livros de gramática. Certo? Errado! Uma pessoa, para escrever bem em qualquer idioma, precisa ser um leitor ávido. Você sabe que é um tédio ler sobre assuntos que não interessam a você. Imagine ler artigos e mais artigos sobre maquiagem se eu nem uso isso. Qual é o meu interesse? Determine quais assuntos te interessam muito e leia diariamente, quanto mais você ler mais você escreverá corretamente. Você será capaz de enviar e-mails e comunicações em inglês sem erros e poderá administrar tranquilamente toda a comunicação em inglês que a sua função exige.

A seguir apresento uma lista de recursos grátis na internet onde você poderá trabalhar esses dois aspectos da conversação e escrita no aprendizado do inglês. Se você tem vontade, desejo e determinação, você se tornará fluente em inglês em pouco tempo.

Comedy Bang Bang: The Podcast

Entrepreneur On Fire

ESL Lab

Freakonomics Radio

Scientific American Podcast: 60-Second Science

Stuff to Blow Your Mind

Stuff You Missed in History Class

TED Talks

The Nerdist

This American Life

VOA

Eu sei que todo mundo sonha com aquele método para aprender inglês que não exige esforço nenhum, como quando você transfere um monte de arquivos do seu pen-drive para o computador ou vice-versa. O quem sabe algum aparelho que você possa colocar embaixo do travesseiro e no outro dia de manhã você acorda falando inglês fluente.

Por incrível que pareça tem gente oferencendo esse tipo de coisa por aí. Mas não existe sucesso sem esforço e dedicação. Esses programas que prometem que você vai falar inglês em poucos meses com pouco esforço iludem muitas pessoas, que acham que estão falando inglês por terem decorado algumas poucas frases. Eu que já trabalhei em grandes empresas nos Estados Unidos, sei que um punhado de frases decoradas não ajuda em nada no trabalho do dia-a-dia. Tem que saber muito mais do que isso.

Enfim, espero ter contribuído um pouco mais para o seu desenvolvimento com essas dicas que acabo de passar e desejo a você muito sucesso ao se tornar fluente em inglês.

Métodos Para Aprender Inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *