Quando alguém decide aprender a falar inglês geralmente essa pessoa precisa disso para ontem. Pode ser por causa de uma viagem, uma oportunidade de trabalho, um curso no exterior ou mesmo pela simples decisão: Dessa vez eu vou aprender a falar inglês!

Em primeiro lugar é necessário construir um vocabulário. Imagine que você tem uma prateleira em sua casa onde você guarda alimentos, quando você precisa de uma lata de extrato de tomate você vai lá e pega. Mas se a lata de extrato de tomate não está lá, não tem nada para você pegar.

Quando você estiver conversando em inglês com alguém, você sempre estará verificando as prateleiras para ver se a palavra necessária para se expressar está realmente lá. Se não estiver, você usa uma palavra como “Hum, Ok, Yes, Wait a minute”, você vai encher com alguma coisa para ocupar o espaço.

Quando você quer aprender inglês “rápido” você precisa trabalhar duro enchendo as prateleiras com os produtos que você vai necessitar no momento oportuno. Mas espera aí, as crianças aprendem a falar antes de saber ler! Por que eu preciso ler muito? É verdade, as crianças aprendem a falar praticamente tudo sem saber ler e a conversação em inglês leva isso em conta, o fato de que simplesmente estando exposto a um ambiente de conversação em inglês fará com que a pessoa aprenda de forma relativamente rápida, até mesmo com pouca ou nenhum leitura.

Uma pessoa não precisa muito mais do que alguns meses para falar inglês fluente. Enquanto uma criança aprende ouvindo, vendo e observando ao longo dos anos, o estudante de inglês pretende passar por esse processo de fluência em um tempo muito curto. O cérebro humano precisa de tempo e repetição para aprender e memorizar. Na verdade esse processo de encher as prateleiras é um processo artificial para acelerar o aprendizado. Nenhuma criança aprende a se comunicar com uma grande variedade de palavras em apenas 3 meses. E os jovens e adultos, estudantes de inglês, acreditam que podem aprender muito rápido e até ficam muito frustrados quando não atingem o resultado desejado em um curto período de tempo.

É importante que você entenda os seus limites e que tenha paciência com as suas próprias limitações. Você irá aprender, mas você precisa dar tempo ao tempo, precisa ser constante e precisa ser dedicado, não desanime e acima de tudo, não desista!

Em um outro artigo expliquei sobre a importância de aumentar a compreensão para facilitar a conversação em inglês, nesse artigo expliquei sobre uma técnica muito especial de aceleramento do aprendizado do inglês. Eu utilizei essa técnica para passar no TOEFL nos Estados Unidos com apenas 2 meses de estudo sem qualquer auxílio da escola de inglês, enquanto outros alunos que estavam estudando a mais de 1 ano não conseguiam passar no teste. Você pode ler o artigo completo aqui: http://www.conversation.com.br/como-aumentar-a-compreensao-do-ingles-para-facilitar-a-conversacao/

Quando você está vivendo nos Estados Unidos não é necessário mais do que alguns poucos meses para estar conversando em inglês com todo mundo. Cada pessoa é diferente, mas 3 meses é um número aceitável para a maioria. Você deve ler muitas coisas para ter sua prateleira sempre repleta com a maior variedade de produtos (palavras). Filmes, notícias, teatro, shows e muito contato com pessoas que só falam inglês.

Quando você está no Brasil é um grande desafio pensar em inglês o tempo inteiro. Todo mundo fala português, TV, música, shows, notícias, tudo está em português. Nem sempre é viável sair do Brasil e ir morar nos Estados Unidos, deixar tudo aqui para ir aprender lá. Mas você pode fazer algumas coisas agora que vão te ajudar muito e quando você tiver uma oportunidade de mudar para um outro país de língua inglesa, sua conversação em inglês já estará em um nível muito avançado, você irá morar nesse país para aprimorar e polir suas habilidades de conversação em inglês.

Algumas dicas:

  • Leia muitos livros interessantes em inglês, leia sobre assuntos que te encantam, que você gosta muito mesmo.
  • Assista filmes em inglês sem legendas.
  • Assista canais de TV americanos normais com propagandas, ustvnow.com tem alguns canais grátis para assistir.
  • Faça um curso de conversação em inglês se você ainda se sente inseguro para desenvolver uma conversação. Trabalhe bastante esse aspecto da autoconfiança.
  • Mesmo que você não vá morar ou estudar nos Estados Unidos, passe alguns dias em Nova York ou outra cidade que você gosta fazendo compras, passeando, fazendo cursos rápidos, assistindo palestras e conversando com as pessoas.

Espero ter contribuído um pouquinho mais através dessas informações, para que você possa realizar o seu sonho de falar inglês fluente o mais breve possível. Boa sorte e sucesso!

Quanto Tempo Demora Para Falar Inglês Fluente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *